estrutura

Com uma imagem e projeto renovados, fruto de um trabalho árduo de todos quantos diariamente trabalham e cooperam com esta instituição, a Fundação está pronta para novos desafios e para dar o seu contributo na melhoria da qualidade de vida dos nossos concidadãos e utentes.

De facto, a complexidade do presente e a incerteza do futuro impõem abordagens organizacionais inovadoras, projetos pedagógicos sólidos e relações de parcerias e cooperação capazes de garantir uma intervenção social empenhada, assentes em valores partilhados com as famílias e vividos pelas crianças, que nos garantem a construção de “um mundo diferente”.

Impõem também, o desenvolvimento de metodologias de trabalho assentes em modelos de investigação-ação, capazes de garantir a permanente atenção ao presente e às novas necessidades dos nossos utentes e da nossa comunidade.

Promovemos e estimulamos o desenvolvimento individual e integral da criança e preparamo-la para a importância da experiência e da interação social, como aspeto fundamental na formação dos cidadãos do amanhã.

Valorizamos a participação das famílias e acreditamos na responsabilização, formação e capacitação de todos quantos trabalham nesta instituição.

Valorizamos os afetos e a inteligência emocional, o respeito por Si e pelo Outro, a promoção de estilos de vida saudáveis e a defesa do meio ambiente.

Abraçamos novos projetos e integramos as instituições locais que pensam o futuro a partir do diagnóstico e análise das reais condições de vida dos nossos concidadãos e nesse sentido, estamos aptos a desenvolver novas áreas de investigação, tanto a nível educativo, quanto ao nível da intervenção social, como no que diz respeito à defesa e promoção do meio ambiente.

“Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho.
Os homens educam-se juntos, na transformação do mundo.”

Vigotsky

Missão

Contribuir para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças que frequentam as respostas sociais de Creche, Pré-escolar e CATL, através do recurso a práticas pedagógicas assentes em princípios educativos reconhecidos, conteúdos programáticos exigentes e métodos pedagógicos validados, adequados às aptidões das crianças em cada nível etário, de acordo com as orientações emanadas pelos organismos de tutela.

Visão

Reforçar o atual papel de liderança da FJGJ, promovendo uma imagem global de excelência educativa no mercado, afirmando-se como uma instituição de referência na área da infância a nível humano, pedagógico, e organizacional, por via do desenvolvimento de um projeto de melhoria contínua dos seus serviços e atividades.

Solidariedade e equidade no tratamento de todos os utentes e trabalhadores
da Instituição;
Humanização da relação pedagógica;
Partilha entre todos os atores que participam na concretização
da Missão da Instituição – família e a comunidade educativa;
Construtivismo e o recurso a métodos ativos no desenvolvimento
do processo de formação integral da criança;
Educação para a vivência democrática, para o exercício
da cidadania responsável e para a defesa do meio ambiente.