A Fundação coloca ao dispor das famílias e das crianças uma equipa alargada de profissionais qualificados com experiência comprovada nas áreas da educação infantil e apoio social:

Creche
7 Salas (2 sala dos 4 aos 12 meses, 2 salas dos 12 aos 24 meses, 3 salas dos 24 aos 36 meses)
estruturaCom as condições físicas adequadas e os materiais pedagógicos necessários na creche são proporcionadas as primeiras e mais significativas aprendizagens das crianças.

A Creche está organizada de acordo com uma intencionalidade pedagógica que visa satisfazer as necessidades da criança, contribuindo para a concretização dos objetivos-gerais que se enunciam:
estrutura• Apoiar o desenvolvimento psicomotor, linguístico e cognitivo;
estrutura• Estimular a capacidade de investigar, descobrir e explorar o mundo;
estrutura• Desenvolver o conhecimento do eu (self) e do outro (aprendizagem social);
estrutura• Promover a cooperação, a relação interpessoal e a autonomia.

Pré-escolar
6 Salas (Pré-escolar)
Destinadas a crianças dos 3 aos 6 anos

estruturaNo pré-escolar, equipas de sala especializadas preparam e apoiam as crianças para as suas primeiras aprendizagens formais.

O pré-escolar visa a prestação de serviços vocacionados para o desenvolvimento harmonioso e integral da criança, proporcionando atividades educativas diversas, bem como atividades de apoio à família de acordo com as orientações curriculares emanadas do MEC em consonância com o modelo pedagógico em vigor na instituição.

A Instituição dispõe ainda de atividades extracurriculares tais como:
estrutura• Música
estrutura• Educação física
estrutura• Madscience*
estrutura• Inglês*
estrutura• Iniciação ao ballet*
estrutura• Rugby*
estrutura• Momento criativo*
estrutura• Urban dance*

* Estas atividades são contratualizadas diretamente entre os encarregados de educação e os técnicos que as promovem.

Centro de Actividades de Tempos Livres
1 Sala - CATL
Destinado a crianças dos 6 aos 15 anos

estruturaO CATL funciona em espaços adequados às crianças que frequentam o 1º e 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico.

Desenvolve atividades intencionalmente pedagógicas, promotoras de tempos livres, tendo como orientação educativa o desenvolvimento de competências que permitem a cada criança reconhecer as suas possibilidades e progressos, tendo em conta que a prática pedagógica é indissociável das interações sociais, tão importantes nesta faixa etária:
estrutura• Apoio ao Estudo
estrutura• Formação e orientação vocacional
estrutura• Apoio psicopedagógico
estrutura• Oficinas temáticas
estrutura• Formação parental
estrutura• Áreas educativas

Outras Actividades e Serviços na Fundação

Complemento de apoio a família - CAF
estruturaA Fundação desenvolve a componente de apoio à família nas escolas públicas do pré-escolar (prolongamento de horário) do 1º Ciclo do Ensino Básico, através de Protocolo de Cooperação celebrado com o Município de Alcochete.

No âmbito dessas mediante a prestação de serviços diversos:

estrutura• Nos períodos não letivos, com antecipação e prolongamento do horário
estruturaescolar (7-10h/15:30-19:30h);
estrutura• Em atividades diversificadas durante os períodos de interrupções
estruturaletivas e durante o período de férias escolares e férias grandes;
estrutura• O plano de atividades para o CAF é definido anualmente e divulgado
estruturaaos encarregados de educação pela CMA no início do ano letivo

Formação Parental
estruturaEm contexto pós laboral ou ao fim de semana a Fundação proporciona workshops temáticos / oficinas em temas do interesse das famílias:
estrutura• Enurese noturna ou pânico de xixi ate aos 12 anos;
estrutura• O meu filho diz asneiras. Lavo-lhe a boca com sabão?
estrutura• Trabalhos de casa? Porque é que os pais estão de castigo;
estrutura• Já todos aprenderam a escrever menos o meu filho, será que ele tem
estruturaalgum problema de aprendizagem.

Oficinas de actividades
estruturaA Fundação organiza oficinas diversas para crianças dos 4 aos 10 anos ao longo do ano.

Transporte de Crianças
estruturaAs crianças que frequentam a reposta social de CATL são transportadas da Fundação para as escolas do primeiro ciclo da vila de Alcochete e vice-versa.

Serviços complementares

Serviço de Refeitório
estruturaO refeitório escolar tem uma importância fundamental no quotidiano da criança. Assim, é de reconhecido valor o papel deste espaço, não só numa perspetiva nutricional, mas também social.

A Fundação assume a responsabilidade de oferecer refeições saudáveis, equilibradas e seguras, que preenchem as necessidades nutricionais das crianças.

A Fundação tem em conta 3 princípios gerais para o sucesso das boas práticas alimentares:
estrutura• Proporcionar as crianças experiencias diversas de como fazer uma
estruturaalimentação saudável
estrutura• Desenvolver projetos em sala sobre a alimentação
estrutura• Envolver toda a comunidade educativa e construir mensagens de
estruturaalimentação saudável consistentes como parte integrante do resto
estruturadas atividades escolares

Ementas
estruturaAs ementas estão disponíveis para consulta no nosso blog, estas mesmas são seguidas pela nutricionista Joana Dias.

Uniforme Escolar
estruturaO regulamento da Fundação determina o uso obrigatório de uniforme.

Procuramos que este vestuário respondesse aos padrões de qualidade requeridos e que fosse esteticamente apelativo para as crianças

Consulte os modelos em uso na Fundação